quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Alberto Greco

VIDA

Alberto Greco nasceu em Buenos Aires em 1931.
Sua produção artística tem início na década de 40, com a publicação de poemas e relatos em um revista literária.
1954 faz sua primeira exposição na Europa, na Galeria La roue de Paris. A partir deste momento deixa de residir em Buenos Aires e começa uma trajetória profissional e pessoal por vários países.
Entre 1957-58 se instala no Rio de Janeiro e em São Paulo, expões no MAM, e, quando volta para Buenos Aires organiza a Mostra Artística de São Paulo.
1959: Integra ao Movimento Informalista
1962: Publica o manifesto: Dito Dell Arte vivo. Instala-se em Roma
1964: Viaja para Buenos Aires e apresenta a exposição Mi Madri Querido. Espetáculo Vivo-Dito com colaboração de um bailarino – Antonio Gades. Vai para NY
1965: Se instala em Barcelona e se suicida em 12 de outubro

MOVIMENTOS:

Informalismo:

Sus intervenciones públicas fueron combinándose con dibujos, cuadros y collages en los que se integraban el gesto espontáneo y descontrolado del Tachismo, con las grafías irregulares y apasionadas del Arte Bruto y la simultaneidad de imágenes inconscientes tomadas del surrealismo y el dada, dando forma a un informalismo heterogéneo y bastante alejado de las maneras amables y decorativistas de otros representantes. Así, aparecen escrituras automáticas, dibujos inconclusos, bocetos, manchas, trozos de papel pegados, impresiones con tinta, todo un amplísimo repertorio combinado con un variado espectro de acciones y agresiones al soporte, expresión, según algunos críticos de una interioridad anímica convulsa y agitada.

Vivo Dito:

O que é: Atividade artística que consistia em assinalar, marcar uma pessoa ou um objeto como obra de arte. Se baseava em teses Duchampianas e adaptava-as ao seu modo.

Manifiesto Dito del Arte Vivo: ( entra no campo da arte conseitual)



"El arte vivo es la aventura de lo real. El artista enseñara a ver no con el cuadro sino con el dedo. Enseñara a ver nuevamente aquello que sucede en la calle. El arte vivo busca el objeto pero al objeto encontrado lo deja en su lugar, no lo transforma, no lo mejora, no lo lleva a la galería de arte. El arte vivo es contemplación y comunicación directa. Quiere terminar con la premeditación, que significa galería y muestra. Debemos meternos en contacto con los elementos vivos de nuestra realidad. Movimiento, tiempo, gente, conversaciones, olores, rumora, lugares y situaciones". Arte Vivo, Movimiento Dito. Alberto Greco. 24 de julio de 1962. Hora 11:30.

TEXTO CURADORIA BIENAL:

Alberto Greco foi um controverso protagonista do período de rupturas intelectuais ocorridas na Argentina ao longo da década de 1960, época em que os movimentos de vanguarda aderiram ao informalismo como procedimento artístico, que legitimava a gestualidade irreverente e a incorporação de materiais efêmeros. Esses procedimentos foram radicalizados nas obras de Alberto Greco, na busca por uma equivalência entre o domínio da arte e a vida diária. O artista frequentemente se valia apenas de suas ações em interação com os passantes e moradores de um lugar, em particular nas peças _Vivo-dito_, realizadas, a partir de 1962, quando perambulava por várias cidades. *Em _Vivo–dito_, Greco percorria as ruas, pátios e praças destacando elementos que assinava como obra de sua autoria. Com recursos mínimos e contando com a cumplicidade da população local, as peças foram registradas por amigos e moradores do entorno, que seguiam e fotografavam a ação.* Entre a sutileza do gesto artístico e a teatralidade da cena pública, Greco transforma o simples ato de apontar para algo que chama sua atenção em um procedimento de demarcação e destaque de uma obra de arte.

Registo de um Vivo-Dito


















Fontes:
http://www.babab.com/no01/alberto_greco.htm


Comentário sobre o trabalho do artista:
      O trabalho de Alberto Greco sugere que a arte pode ser algo muito mais simples do que a forma como a vemos. Ao olhar seu trabalho pela primeira vez, me pareceu somente uma crítica ao sistema de arte, inspirado por idéias dadaístas, porém após reflexão percebi que não era apenas isso.
      O Vivo Dito trata da arte que acontece a nossa volta, em tempo real, não precisa ser materializada para receber tal título, é um olhar diferenciado, uma reflexão causada por algo visto ou percebido pela primeira vez. O trabalho dele volta a nossa atenção para a verdadeira arte, a arte da realidade, aquela que não precisa ser melhorada pelo artista, ela apenas é o que é, e o artista a aponta para que todos voltem seu olhar a ela.
      Faz-nos perceber a arte em nosso cotidiano e nos contentar em apenas vê-la ou senti-la.

Juliana M. Nersessian

2 comentários:

  1. a arte viva é a aventura do real.

    adorei!

    :: tabita

    ResponderExcluir
  2. eu copiei alguns trechos do texto sobre ele intitulado "manifesto vivo dito", que esta na bienal, mas nao consegui encontrar na integra na internet. ele eh de autoria do greco? onde posso encontra-lo?
    obg, laurem

    ResponderExcluir